quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Básicos lolita: engomando uma anágua de filó


Uma coisa básica quando se é uma lolita é a importância de uma anágua armada. As anáguas são meio que "a alma do negócio lolita", uma vez que são elas que fazem a magia acontecer e a saia ficar com a silhueta que deve. Mas com o tempo, as anáguas de filó acabam perdendo a rigidez, sendo necessário engomar novamente (e porque né, uma questão de higiene lavar as anáguas!).

Vejam só a minha adorada anágua que fiz para caber nos vestidos dos comprimentos da Angelic Pretty. Estava um tanto quanto murcha. Assim, resolvi aproveitar que ia lavar para engomar também.

Se você quer engomar sua anágua, você vai precisar de algumas coisas:

  • Anágua lavada e molhada;
  • MUITOS pregadores. Muitos realmente;
  • Um varal de chão ou um varal que tenha várias cordas paralelas;
  • Goma.

Eu usei a Goma Pox por ser bem tradicional e algumas pessoas da família terem experiência com essa goma para engomar colarinhos de camisa. Detalhe, não estou sendo patrocinada de maneira alguma pela marca haha, mas achei muito boa e recomendo, tanto pelo resultado como pela praticidade. Ela custa em torno de R$ 21 mas valeu a pena. Há também outras receitas envolvendo amido de milho, mas não tenho paciência para fazer. Enfim.

Primeiramente, encha um tanque com água e coloque sabão em pó, de preferência um bem potente. Deixe ela de molho uns 20 minutos para a sujeira dar uma "amolecida". Em seguida, esfregue bem as partes que ficam em contato com o corpo, como o cós e etc. Gente, eu tenho o cuidado de lavar todas as minhas roupas lolita na mão, mas se você quiser jogar na máquina, fica por sua conta e risco ok?

Enfim. Depois de lavada e enxaguada, tire o excesso de água. Em uma bacia, coloque aproximadamente 3 litros de água. Encha 2/3 de um copo descartável com Goma Pox e dilua nessa água. A água ficará assim:

Em seguida, coloque a anágua e vá virando ela, para que ela esteja bem embebida na solução. Vire ela várias vezes dentro da mistura para que as camadas peguem bem o produto. Reserve por 15 minutos.
Após os 15 minutos, tire o excesso de água e coloque no varal para secar. Pendure cada camada pela barra em uma corda separada , e tente pendurar o máximo possível de camadas para que sequem bem abertas.
Esse é um processo demorado que vai demorar entre um a dois dias para secar dependendo do tempo (fiz isso ontem e secou hoje pela hora do almoço) então não recomendo fazer na véspera de eventos.

Quando possível, deixe secar ao sol para que seque bem. Ao final, não esqueça de pendurar pelo cós para que o cós seque também.

O resultado ficou muito bom, ficou super armada! Como é a primeira vez que uso a goma pox para isso, vou tentar na próxima vez misturar menos água e mais goma para ver se ficará mais dura. Mas estou bem satisfeita com o resultado.


Espero que tenham gostado!

Edit 22/06/2018 - a mistura fica melhor com menos água. Recomendo um litro só e aumentar a quantidade de goma.

8 comentários:

  1. Ficou ótima! Parabéns pelo tutorial, bem explicado. Com certeza irei tentar!

    ResponderExcluir
  2. Ficou Ótima, queria tentar mais a minha tem um certo tecido e eu ouvi dizer que não pode encostar só pode passar no filo gostaria de saber se tenho como fazer ainda ^.^?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também tem forro, se é essa a dúvida.
      Se você não quer que pegue goma no forro, basta molhar apenas o tule. Lembrando que a goma sai na próxima lavagem.

      Excluir
  3. ahhhhhh ameiiiii, tava procurando um tutorial de como engomar anáguas mas n tinha achado. Obrigada <3

    ResponderExcluir
  4. Eu achei seu blog hoje e já estou maravilhada com tudo! Minha anágua está bem "magrinha" e estou ansiosa para testar! Muito obrigada pelas dicas! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço! Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir

Seja bem vindo (a)!
É muito gratificante ter sua opinião registrada aqui!
Deixe o link de suas redes sociais para que eu possa retribuir seu comentário. Todos os comentários são devolvidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...