terça-feira, 26 de setembro de 2017

[Review] Revista Melt


Como eu divulguei nesse post, a Melt teve sua notícia de lançamento em 29/06/2017 e seu lançamento de fato no dia 14/07. De lá pra cá, cartão e Correios fizeram com que demorasse um pouco para eu colocar as mãos nela, mas aqui vamos nós.

Farei essa review como sendo parte de uma grande parte da massa de j-fashion que não sabe japonês. E essa é minha primeira crítica à revista. Sabendo que a notícia do lançamento fez pegar fogo as discussões e as esperanças da cena lolita internacional, eles poderiam ao menos se dar ao trabalho de criar uma publicação que contemplasse o inglês. Pois bem.

O volume em si é bem fininho e não chega a ser uma bible, estando mais para uma Kera. A quantidade de páginas sobre lolita é grande, levando em consideração o volume total desta, mas mesmo assim algumas coisas continuam boring, não sei se é per si, como os lançamentos sem sal da Angelic Pretty (AP are you drunk? Go home!) ou por não contemplar nada que já não tenha sido visto nas bibles. Os tutoriais de maquiagem são bem simples também, e achei que faltou aquela parte marota de lifestyle que a gente encontrava nas G&LBs. Sem moldes, para a tristeza das amantes de costura, e sem figurinhas though. Mas olha, veio uma bolsa da Baby, e sem dúvida isso foi o que mais chamou a atenção no mook para muita gente.

Na minha opinião os destaques da revista vão para: o outfit boystyle maravilhoso dessa edição, que me fez ficar até com vontade de tentar, a aparição da Haenuli e as roupas da Meta que estão melhores que as releases da AP.



Uma das grandes críticas da comunidade internacional quanto à Melt, que dividiu opiniões na comunidade e foi motivo de muita treta - e que eu não sabia quando comprei - é a de que ela de alguma forma apoia o Anime Matsuri. Para quem não conhece, veja esse vídeo feito pela Lor:



Eu realmente não sei até que ponto esse "apoio" funciona, uma vez que fotos do Anime Matsuri aparecem em uma sessão da revista onde aparecem vários eventos de outros lugares. Acho bacana o boicote, mas me deixa pensando se não seria necessário boicotar todos os que estão na revista também, seja Baby, seja AP... E todos os convidados e convidadas internacionais que vão à esse evento, como a própria Misako Aoki. E realmente, na última bible que comprei, estava o anúncio do Anime Matsuri, então, é uma coisa complicada, e até gera um certo questionamento moral já que as revistas publicam sem levar isso em conta.

Não sei se eu deixaria de comprar a revista, porque pensando na lógica capitalista, os jornais e revistas vendem espaços em suas publicações para quem estiver disposto a pagar. É duro, é cruel, mas é o que acontece. Se o caso da Melt foi o de ter vendido o espaço na revista para eles divulgarem fotos de um evento que já aconteceu, acredito que o AM não esteja recebendo nada por isso. Pessoalmente acho que há uma certa diferença entre comprar uma revista em que eles anunciaram e comprar na loja deles. Isso não quer dizer que eu não apoie quem boicota e o motivo do boicote.

As revistas também servem como um registro histórico da evolução de lolita conforme vai passando o tempo. Então é algo que realmente é de meu interesse colocar as mãos. Outra questão é a de apoiar a cena lolita, que já anda um tanto quanto desfalcada de publicações físicas. Em todo caso, quero deixar claro que não apoio o AM.

Enfim, espero que vocês tenham gostado do post. Qual a opinião de vocês sobre o assunto?

2 comentários:

  1. Acho que o que mais senti falta nessa revista foi o molde! ahuahuauha estava esperançosa de que teríamos moldes de costura melhores que os da GLB, mas nem sinal, né? Espero que no futuro eles considerem isso (quero dizer, se tivermos mais publicações da MELT). Sobre o AM, eu nem fazia ideia! Vou dar uma olhadinha a respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver, tomara que sim! Mas achei meio estranha essa numeração 00, dá a impressão que é só um teste pra se flopar fingir que não existiu. Mas realmente estou curiosa para ver se serão lançados mais volumes, e se trocarão o brinde por molde ou algo assim.

      Excluir

Seja bem vindo (a)!
É muito gratificante ter sua opinião registrada aqui!
Deixe o link de suas redes sociais para que eu possa retribuir seu comentário. Todos os comentários são devolvidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...