sexta-feira, 3 de março de 2017

Tema do Mês: Páscoa! - AF&L Blog Network

Olá a todos!
Como na votação desse mês empataram dois temas - Páscoa e Outono - , nós poderíamos escolher se falaríamos de um ou de outro. Assim, escolhi o tema Páscoa! Porém quem sabe durante o mês eu fale um pouco sobre o outono também.

Enfim, o que é a Páscoa?

Termina o Carnaval e você vê já no mercado vários ovos de tudo quanto é preço, e já associa a Páscoa a... CHOCOLATE! Pois é. Mas a Páscoa tem uma grande história por detrás.

Para os cristãos, a Páscoa significa a ressurreição de Jesus Cristo. Porém a história não se resume a isso. A Páscoa tem origem datada de bem antes do cristianismo, em antigas tradições pagãs. É um rito que celebra a Deusa Eostre, assim sendo a comemoração chamada de Eostre ou Óstara, que posteriormente daria origem à comemoração da Páscoa, em inglês Easter. A data que comemoramos aqui (incluso os cristãos) se reflete na roda do ano do hemisfério norte (equinócio de primavera).

A Deusa Eostre/ Óstara e a Lenda

Eostre em Goddes Guidance Oracle Cards por Doreen Virtue. Disponível em: https://landofgoddesses.wordpress.com/2015/04/24/eostre-ostara/
Eostre é a deusa da fertilidade saxônica ou Ostara, a deusa da fertilidade germânica, cuja festividade marca o início da primavera no hemisfério norte (equinócio de primavera). Seus dois símbolos são o ovo e a lebre de março. Enquanto a lebre de março era considerada pelas sociedades medievais europeias como um grande símbolo da fertilidade, o ovo era considerado como tendo propriedades mágicas, já que continha o potencial para uma nova vida, simbolizando o renascimento da natureza e a fertilidade. Dessa forma, a festividade de Óstara comemora um novo ciclo, além de renascimento e fertilidade, sendo Óstara o segundo na trilogia dos festivais da fertilidade, onde a Terra começa a emergir de seu sono de inverno após o Imbolc e conforme a aproximação do Equinócio de primavera - o ponto vernal - a vida começa a se despertar, marcando o começo do processo de renovação anual.

Na internet há várias versões da lenda, algumas mencionando o pássaro como estando ferido e a Deusa o transformando em Lebre, cuja transformação não se deu por completo e a lebre continuou a pôr ovos; Outras versões falam de um pássaro que pousou nas mãos da Deusa e ela transformou-o em lebre e depois tentou reverter o feitiço, além de outra versão onde o pássaro, mortalmente ferido, foi transformado pela Deusa em uma lebre que botava ovos cor de arco íris. Fato é que a lebre e os ovos acabaram sendo símbolos de Óstara.

A Páscoa em Lolita

Por lolita ser apenas uma moda, não há uma conotação definitiva para o que é a Páscoa para as lolitas. Lógico que depende da religião de cada lolita. As religiões veem a Páscoa de maneiras diferentes, como no caso da Wicca, comemorando Óstara; O catolicismo, comemorando a ressurreição de Jesus, e as Testemunhas de Jeová, que não comemoram essa data, uma vez que a comemoração moderna da Páscoa tem ligação com os antigos ritos de fertilidade.

Para as lolitas que comemoram, outfits temáticos são uma boa pedida. Orelhas de coelho e prints temáticas são comumente vistas.



Espero que tenham gostado do post! Abaixo deixo os links que consultei para o post!



Para ler mais:

http://celestialelfdanceoflife.blogspot.com.br/2011/02/happy-eostre.html
https://landofgoddesses.wordpress.com/2015/04/24/eostre-ostara/
http://inpurespirit.com/5124/what-the-goddess-eostre-means-to-easter/
http://omundodeeddie.blogspot.com.br/2010/03/voce-sabe-o-que-e-pascoa.html
http://luzemhisterio.com.br/blog/ritos-e-deuses/eostre-a-deusa-da-primavera/

6 comentários:

  1. :O... Omoshiroii

    Lolitas como sempre kawaii <3 ate mesmo na pascoa <3<3

    ótimo fds

    Kissu :**

    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa como vc é rápida haha. Ainda nem pensei no que postar!
    Vamos ter meeting de páscoa e estou vendo algum outfit inspirado em coelhos. Vamos ver hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, que nada... às vezes atraso horrores pra fazer a postagem do mês kkk
      Eu também já estou ajeitando um outfit inspirado em páscoa! Vamos ver se dá certo!

      Excluir
  3. Adorei esse post! Resgatando o paganismo da páscoa. E lógico que páscoa é um tema muito fofo para lolitas também!! Muito amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Eu particularmente gostei de fazer o post porque aprendi muita coisa nova com a pesquisa. E para lolitas é lindo! Já estou preparando meu outfit!

      Excluir

Seja bem vindo (a)!
É muito gratificante ter sua opinião registrada aqui!
Deixe o link de suas redes sociais para que eu possa retribuir seu comentário. Todos os comentários são devolvidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...