domingo, 13 de agosto de 2017

Lições para novatas: A Anatomia de um outfit Lolita

Montar o primeiro outfit lolita pode parecer algo bem complicado para uma novata no estilo. Parece, mas não é tão complicado assim. 

Para montar um outfit lolita, primeiramente se faz necessário saber: O que tem em um outftit lolita? Assim, fiz um pequeno esquema para orientar quem está caindo de paraquedas nesse estilo tão fofo. Logicamente que para outros subestilos vão ser utilizados outros esquemas de cor, outras estampas, outros acessórios, mas essa base do esquema que coloquei é a ideia geral para montar qualquer outfit.















Agora cada coisa explicada mais detalhadamente:

Headwear: traduzindo literalmente, coisas de enfiar na cabeça. Normalmente a maioria dos outfits lolita tem algo na cabeça. Os mais comuns são:
Blouses: se o vestido não tem mangas, ou você vai usar uma saia, é aconselhável usar uma blouse.  Blouses lolita não são decotadas, tem detalhes delicados, muitas vezes sendo enfeitadas com rendas e babados. Blouses mais usadas para Sweet Lolita normalmente tem gola arredondada com renda, e para outros estilos também se acha golas com babados. Preferencialmente para quem está começando, é recomendável que compre ou encomende uma blouse realmente lolita para não gastar dinheiro a toa.

Vestidos: dois tipos básicos de vestidos são o OP e o JSK. OP quer dizer onepiece, ou seja, é uma peça só, portanto o op é basicamente um vestido com mangas. Já o JSK quer dizer jumperskirt, que é um vestido com  alças. Simples, não é?

Meias: há vários tipos de meias usadas para lolita! Há desde as curtinhas, que chamamos de Ankle Socks, meias 3/4 (abaixo do joelho), 5/8 (acima do joelho), e meia calça. As meias podem ser rendadas ou ter algum detalhe de estampa ou padronagem. Meias calça acima do fio 70 no caso de meias lisas são muito usadas. 


Sapatos: sapatos lolita tendem a ser delicados. Comumente tem bico arredondado e salto quadrado, além de alguns possuírem detalhes de pérolas e laços.





Perguntas frequentes:

1) Posso comprar essas coisas em lojas normais?
Depende muito da coisa, se for acessórios é mais fácil. Resumindo a história, na grande maioria das vezes vai ser tempo perdido (tempo gasto em ficar procurando de loja em loja algo que sirva) e dinheiro perdido (normalmente as coisas realmente usáveis em lolita das lojas normais são muito simples e muito caras). Dá sim pra achar coisas ok em um preço bom, mas é MUITO difícil. Leia esse post aqui para saber mais sobre isso: Como adicionar offbrand a seu guarda-roupa lolita.

2)Já que pode ser furada em lojas normais, onde eu compro esses trecos?
Você pode comprar esses itens de segunda mão na comunidade do Facebook Lolita Sales~Brasil, onde lolitas do Brasil todo vendem as coisas. Outras lojas nacionais que você pode achar esses itens são: 
  • Atelier Charmant (roupas e acessórios)
  • Dreamy Alice (roupas e acessórios)
  • Lojinha da Annah Hel (roupas e acessórios)
  • Cotton Candy Feet (sapatos e bolsas)
  • Letícia Diniz Criações (bolsas)
  • Oh Candy Store (acessórios/ colares/ brincos/ anéis)
  • O Baú do Sótão (roupas de segunda mão)

3) Ah, vou costurar tudo isso sozinha!
Esquece. Para um primeiro outfit, se você não tem certo domínio da costura, dificilmente você vai conseguir algo legal, além de possivelmente jogar dinheiro fora. Rendas e tecidos são caros. Minha dica é: consiga um outfit estritamente lolita primeiro para depois pensar em começar a costurar coisas lolita, já que tendo uma roupa lolita em mãos se pode ter uma ideia de como é feito.

4) Vou mandar a tiazinha do bairro costurar então!
Se essa for sua escolha, certifique-se de encher a pessoa com referências do que você quer, explicando que as saias tem que caber uma anágua dentro, e que  a roupa não pode ser decotada.

5)Tenho uma saia em casa com uns babados. Posso usar com lolita?

Uma saia lolita, além da estética comum ao estilo, precisa necessariamente ter um comprimento entre alguns dedos acima do joelho e vários abaixo, bem como deve caber uma anágua. Dificilmente saias comuns tem essas características. A dica é investir em uma saia propriamente lolita.



Espero que tenham gostado do post! Estão para serem postados também alguns específicos sobre JSKs e OPs (continuando a série do post que fiz sobre as saias).
Até a próxima!

6 comentários:

  1. Ótimas dicas! E o post ficou super bem ilustrado! <3
    Aah, acho que logo que a gente começa o maior impulso a ser vencido é não botar qualquer saia emo com rendinhas hahaha xD Paciência é muito importante na hora de fazer o primeiro look!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Haha, eu que o diga, já fiz muito isso hahahahhaa

      Excluir
  2. Esse é um guia muito útil para novatas, queria ter tido essas informações quando comecei, facilitaria bastante.

    http://doce-madreperola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Queria ter lido isso antes, já gastei horrores com peças que depois descobri não servirem pra Lolita e com tecidos que não usei porque não sei costurar!! Haushaushu Vivendo e aprendendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, já fiz muito isso! Mas aos poucos a gente vai aprendendo <3

      Excluir

Seja bem vindo (a)!
É muito gratificante ter sua opinião registrada aqui!
Deixe o link de suas redes sociais para que eu possa retribuir seu comentário. Todos os comentários são devolvidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...