domingo, 4 de junho de 2017

❅Usando Lolita no Frio❅

Gothic & Lolita Bible 31
Mês retrasado (desculpe, não desistam de mim!) eu recebi um pedido super especial para falar sobre como usar lolita no frio, mas não é qualquer frio, é frio com neve! Assim, hoje resolvi fazer um post sobre isso!

Eu tenho zero propriedade para falar de frio com neve, porque nunca estive em algum lugar que nevasse... *olhinhos chorosos* nunca vi a neve... Assim, as dicas que eu vou dar serão mais baseadas na minha vida como pessoa friorenta que sou e em algumas dicas do meu namorado que já esteve em alguns lugares do exterior.

Como se esquentar no frio usando lolita

Apesar da quantidade de anáguas e camadas, ainda assim conseguimos passar frio. O que acontece é que a roupa não esquenta, apenas retém o calor do corpo e não o deixa escapar. Para isso, é necessário que utilizemos roupas cujo tecido tenha uma trama mais fechada, além de várias camadas para que o calor não se perca. 

Alguns itens úteis para o frio


A maneira com que você irá lidar com o frio vai depender da intensidade dele. 
Um ventinho pouco frio pode requerer apenas um bolero ou cardigan por cima da blouse. Esses itens normalmente são acháveis em lojas comuns, mediante muito garimpo. As brands costumam lançar com certa regularidade.

Se não estiver tão frio assim, meias 5/8 podem quebrar um galho. Bloomers um pouco mais compridos também ajudarão suas pernas a se manterem aquecidas.

No cabelo, um acessório lolita comum, talvez uma boina para dar um ar mais sofisticado.

Quando o frio fica mais do que o suportável com um bolero e uma blouse, é hora de elaborar mais ainda o coord. Eu costumo nesses casos usar por debaixo da blouse ou mesmo direto debaixo do jsk uma daquelas blusas de malha que as pessoas costumam chamar de cacharrel / segunda pele. Mas olha, tem que estar justa no corpo. Aquelas blusas de malha sem a gola alta também ajudam a manter o calor.

Por cima dessa blusa, você pode colocar a camisa, se quiser. Aí pode também, dependendo do frio que estiver sentindo, colocar o bolero ou o cardigan por cima. Quem sabe uma capa. Tenho uma e adoro usar ela por cima do meu vestido de veludo, ajuda a dar uma boa esquentada.

Ainda sinto frio!!!

Se ainda assim, estiver sentindo frio em demasia, talvez seja o caso de colocar um casaco lolita. Esses casacos são feitos normalmente de lã ou algum tecido sintético que imite, e costumam ser mais pesados, porém ajudam bastante a manter o calor.


Nas pernas claro, uma meia mais grossa, preferencialmente daquelas de lã ou sintéticos. Dependendo do frio, você pode acabar tendo que usar mais de uma para manter as pernas aquecidas. Bloomers mais longos e drawers ajudarão a manter suas coxas aquecidas. Na canela pode se usar uma bota de cano alto para segurar um pouco o vento. As brands tem de montes essas botas, bem como algumas offbrands dependendo do estilo podem ser usadas.


Na cabeça, boinas ou earmuffs (ou quem sabe os dois haha). 
No pescoço, golas falsas ou cachecóis.
Nas mãos, luvas ou as conhecidas mittens, luvas que só possuem o dedão e uma parte inteiriça sem separação dos dedos.

Lolita na neve



Até aqui as dicas foram ligadas essencialmente pra quem vive no Brasil (cof cof sudeste e sul cof cof) em lugares que as temperaturas conseguem chegar abaixo de 15ºC. Mas para quem enfrenta a neve, a coisa muda de figura, por conta de um elemento: a água.

(Essa parte é de contribuição exclusiva do meu namorado, então se eu estiver falando merda me corrijam e gritem com ele hahaha)

As dicas dadas até agora servirão pra neve, contudo, será necessário um grau maior de coisas que podem ser usadas. Além do básico casaco e a dica das blusas de mangas compridas, talvez sejam necessárias até mais camadas de roupas, como suéteres, para manter o ar entre uma roupa e outra mais aquecido. Bloomers feitos com tecidos de inverno também ajudarão a manter o calor, apesar do vento entrando por debaixo da saia.


Os itens lolita muitas vezes não são feitos para as condições do clima

Especialmente sobre o casaco, ouço pouco as pessoas falando sobre isso, mas se não estiver tão extremamente frio assim e a neve começar a derreter em contato com seu casaco (o que chamam de tempestade de neve molhada), e você estiver andando por algum tempo na neve, talvez seja o caso de usar uma capa impermeável por cima para evitar que seu casaco fique molhado e com cheiro ruim. As brands e indie brands chinesas já lançaram algumas capas impermeáveis e são bem úteis, tanto pra neve quanto pra chuva. Normalmente vários casacos "comuns" de neve são impermeáveis, mas não é o que acontece com casacos lolita. A questão que me deixa curiosa é se esse monte de camadas, com casaco e blusas por baixo não vai acabar ficando muito grosso pra entrar nos bracinhos dessas capas. Se esse for o caso, considere alguns parassois/sombrinhas/guarda-chuvas impermeáveis, para não ter que usar a bendita capa.





Botas lolita (aliás, vamos colocar sapatos lolita em geral) não são feitos para aguentar água, em qualquer um de seus estados, vamos dizer. Na chuva, alguns sapatos lolita não tem aderência o suficiente ao chão molhado, além de estragarem com a chuva, sendo altamente recomendado usar galochas, como já mencionei nesse post (clique aqui). Já no caso da neve, há algumas considerações: vamos lembrar que em algumas condições de neve, os motoristas usam correntes nos pneus. Para quê? Para dar atrito com o chão cheio de neve e o carro não patinar. Mesma coisa com a gente. Se o sapato não dá um "atrito" bom na neve, se a neve estiver muito compactada, você levará um capote épico. Sapatos lolita, especialmente botas, tendem a ter o solado mais ou menos liso, então mais fácil dar aquela escorregada básica.

Outro problema das botas lolita, para invernos rigorosos, é que muitas delas não são forradas. O que se presume que seu pé vire um picolézinho de tão frio. Mais um problema, digamos, é principalmente relacionado à cor da bota - quanto mais clara, mais você terá que limpar ela assim que chegar em um ambiente seco e aquecido - a.k.a. dentro de casa - para que toda essa neve não derreta, manchando e estragando seu sapato.

Uma recomendação que já ouvi algumas vezes é que para você escolher tanto o casaco ou a bota você deve levar em consideração a que tipo de frio estará sujeita. Casacos lolita, por exemplo, além de divergirem em peso e tamanho (em média 2 kg, dependendo do casaco), divergem em material e forro. Será que o casaco que você escolheu é apropriado para o frio que vai enfrentar? Uma boa pedida é procurar pelos reviews que as lolitas fazem dos casacos. Simplesmente google it. Além disso, é importante ter em mente que tipo de cor e estilo você quer. Como casacos são um tanto quanto caros, as vezes valendo muito mais do que um coord simples, se você usar ele em uma regularidade considerável, vai acabar enjoando deles, então considere pegar um casaco que você consiga usar sempre. No caso das botas, dependendo da frequência do uso, e até onde você vai usando elas, talvez uma bota específica para neve seja mais adequada.
UGG Australia Boots

Essas foram as dicas para os dias frios! É importante acrescentar, no que tange aos países com neve, que essas roupas servirão mais para o caso de andar na rua, uma vez que dentro das casas os ambientes possuem aquecimento.
Bom, espero que tenham gostado do post! E vocês, como fazem para se esquentar no frio?

4 comentários:

  1. Gostei de toda informação , uma coisa q vi uma vez e falei uauuuuu... são tbm leggings branca ou preta por baixo e depois meia grossa ..devido ao vento soprar muito forte principalmente nas pernas. Gostei da dica da blusa de malha , ou segunda pele como dizem alguns ...vou juntar tudo isso e aproveitar para uma capa bem fofa .
    Amei ..hj tive tempo de ler .. obrigada amei tudo ...e galochas ..ansiosa por uma..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Boa ideia das leggings brancas! Vou tentar também!

      Excluir
  2. Uma pena que eu more num lugar que faça muito calor, é muito raro fazer frio por aqui, mas como eu pretendo viajar para lugares mais frios e lolitar por lá, já anotei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é mais ou menos os dois extremos, ou está bem quente ou está frio. Ah, tomara que as dicas sejam úteis pra quando você for viajar <3

      Excluir

Seja bem vindo (a)!
É muito gratificante ter sua opinião registrada aqui!
Deixe o link de suas redes sociais para que eu possa retribuir seu comentário. Todos os comentários são devolvidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...