quarta-feira, 13 de julho de 2016

Namorados e a Moda Lolita - Como Lidar?

Eu comumente vejo quatro tipos de namorados de lolitas: 

1º Tipo: O que gosta do estilo, gosta de conversar sobre o estilo, pode se vestir de lolita ou boystyle para acompanhar a namorada nos meetings;

2º Tipo: O que se interessa pelo estilo mas não se aprofunda nele, acompanha a namorada e a incentiva nisso;

3º Tipo: O neutro, que realmente o estilo tanto faz para ele, mas ocasionalmente acompanha a namorada, e mesmo não se interessando pelo estilo, a incentiva na moda;

4º Tipo: Aquele que diz que a namorada parece ridícula vestindo lolita e/ou tem vergonha de andar na rua com ela vestida assim e/ou controla para quais meetings ela vai, e/ou controla a roupa que ela usa.


Tipos Saudáveis de Namorados e Como Lidar com eles em relação ao Estilo

Já pensou em qual tipo de namorado o seu se encaixa?

Eu classifico os tipos 1, 2 e 3 como tipos saudáveis de namorados. Enquanto que o 1 é bem entusiasta da moda, o dois tem um certo interesse, enquanto que o terceiro realmente não demonstra muita vontade de participar do estilo. Cada um com suas particularidades é ótimo, basta saber lidar com cada tipo.

Enquanto que o primeiro tipo vai amar ir a meetings e dividir tudo o que você quiser fofocar sobre lolita - desde a anágua murcha da coleguinha até o vestido overpriced da sales, os outros dois tipos você deve ser um pouco mais cuidadosa. "Mas por quê, tia Aiko?" Porque...

...Seu Namorado não é uma Extensão do seu Guarda-Roupa.

Shit Lolitas Say 3
É interessante conversar sobre coisas que nos angustiam ou nos entusiasmam com nosso parceiro? Sim. Mas se ele realmente é pouco entusiasta de lolita, falar demais sobre isso enche o saco, principalmente se ele não estiver entendendo do que você está falando (percebi com meu namorado que nossa linguagem lolita é meio difícil pra leigos haha), e do mesmo jeito que eu não consigo prestar atenção em uma aula que não estou entendendo, ele prestará menos ainda se não estiver entendendo do que você está falando. Acredito que em um relacionamento saudável ambos devem ter voz para conversar, mas se ele não gostar muito do assunto ou não parecer muito interessado em conversar o quanto a alfândega taxou o vestido de x lolita, não force. Respeito é uma coisa que deve ser recíproca na relação. Já se ele se interessar no que você tem a dizer sobre o estilo, vá fundo! 

O importante é que seu namorado, gostando ou não gostando muito da moda, ou mesmo sendo indiferente, te apoie na decisão de usar lolita. Porque a decisão do que vestir é só sua, mas ele apoiar sua decisão é muito importante.

Mas e Quando Ele é o Tipo 4?

Olha, amiga, se você esperou ansiosa para ler o tipo 4, realmente passei por uma situação assim. Responda basicamente a essa pergunta: é só com lolita que ele fica controlando sua roupa ou não apoia, ou é com quase tudo que você faz, independente de ser roupa, uso do facebook, onde você vai? Se a resposta for que é só com lolita, saiba que ele não tem o direito de podar o que você quer usar. Se for com mais coisas, amiga, você pode estar num relacionamento abusivo. E se agora você estiver pensando, "mas ele é bom apesar de...", amiga, você está realmente num relacionamento abusivo! Foge que é cilada! Passei por isso também, e a gente acaba iludida pensando que os ciúmes, que o controle, são sinais de amor, mas isso não é sinal de amor! Para você refletir, vou deixar aqui um vídeo muito bom da Jout Jout, que me mandaram quando estava nessa situação. E se você precisar de ajuda, pode contar conosco.
O Namorado tipo 4 é o tipo de namorado que talvez seja melhor você querer distância para seu próprio bem. E não se iluda, como eu, achando que você vai mudar a pessoa, porque você não vai. Sua vida é muito preciosa para você ser controlada por homem. 

Acredito que o essencial numa relação é o equilíbrio, respeitando o parceiro e sendo respeitada. Mas relacionamento abusivo, com homem pedindo satisfação do que você veste, controlando com quem você sai ou deixa de sair, controlando onde você vai e o que você usa, não é sinal de respeito, nem tampouco preocupação. É sinal de abuso mesmo. Se você estiver em um relacionamento assim, mando pra você boas energias e forças pra se livrar disso.

E você, leitor ou leitora, como é seu parceiro ou parceira?

6 comentários:

  1. Adorei o post, Ana! Acho legal que você tenha se proposto a fazer esse tipo de tópico, porque infelizmente tem muita moça por ai que acredita sinceramente que é ok um homem controlando o que ela faz ou gosta.
    Vou deixar uma experiência pessoal minha pra reflexão do post: Quando eu estava no Ensino Médio (isso la em 2009/2010) do quando eu entrei definitivamente na moda lolita, e mesmo que não tivesse dinheiro pra comprar nada estava sempre pesquisando, lendo a respeito, etc. Nessa época tive um namorado que A M A V A lolita; se bobear ele deveria se entusiasmar mais com a sala lolita do Friends do que eu. Mas ele era um lixo de ser humano, super machista, controlava desde o que eu comia ate pra onde ia. No final do relacionamento, quando consegui sair dessa rede de coisas ruins que homens machistas te prendem, descobri que ele so gostava de lolita porque era seu FETICHE. Sim, isso mesmo, fetiche! Ele era esse tipo otaku weabo, assistia um monte de lolicon e shoujos e viu que a maneira de "ter uma namorada de anime" era através de alguém que usasse lolita.
    Pois é moças. As vezes se a única coisa que você faz (que é lolita) é o que o cara gosta e ele te critica a respeito de todas as outras, você também esta num relacionamento abusivo, e não vale a pena se sujeitar a abuso constante pra ter alguém pra ir em meeting com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Beatriz, que tenso isso! Ainda bem que você conseguiu se livrar desse cara abusivo!

      Excluir
  2. Adorei o post <3

    Meu primeiro relacionamento que durou longos 6 anos, era um tipo 4 e, vendo hoje, vejo o quanto eu perdi por ficar nessa de obedecer e achar que era amor... Me interesso pela moda desde 2008/09, mas sempre que pensava em comprar um vestido ouvia que isso era ridiculo e que eu não ia usar esse tipo de coisa :( até a eventos de anime parei de ir por causa desse relacionamento :/ Então o que posso dizer é: no fim das contas não vale a pena, e uma pessoa assim não te ama de verdade, afinal o amor é no minimo apoiar a pessoa no que ela faz né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Aya! Meu último relacionamento também foi assim, tanto que parei de ir à eventos e meetings. Ninguém merece ter um namorado assim. Realmente quem prende não ama, só aprecia possuir.

      Excluir
  3. Primeiramente tenho que dizer o quanto estou feliz por você estar ativa com o blog novamente, Aiko!
    E segundo, esse post está ótimo, você conseguiu resumir muito bem os tipos de namorados e a melhor forma de lidar com eles. Adorei também que você citou que namorados não são extensões do nosso guarda roupa, fico triste de ver as vezes lolitas que apenas se aproveitam dos namorados como acompanhantes e só usam deles para segurar as coisas e acabam nem enturmando eles com o resto do pessoal e tal =/
    Já tive namorados que se encaixavam nos 4 tipos, e hoje o meu atual está no 2 ou 3, como não estou tão ativa na moda atualmente, acabo não sabendo muito em qual ele se encaixa, mas ele sempre faz questão de ir nos eventos e também de participar e interagir com as pessoas e isso me deixa extremamente feliz!
    Parabéns pelo post, Aiko!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nana! Já tive namorados também de todos os tipos, mas o atual está entre o um e o dois <3 o importante é apoiar nossas escolhas!
      É complicado quando largam os namorados meio à deriva nos meetings, pois todo mundo tem de estar se divertindo, incluindo os namorados xD
      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir

Seja bem vindo (a)!
É muito gratificante ter sua opinião registrada aqui!
Deixe o link de suas redes sociais para que eu possa retribuir seu comentário. Todos os comentários são devolvidos.