domingo, 3 de julho de 2016

Bodyline - réplicas, acusações de assédio, apropriação indébita, mau atendimento ao consumidor...

Voltando ao finalzinho da década de 2000, quando eu comecei em lolita, tinha o costume de ler muitos blogs sobre lolita e devorar o que pudesse para melhorar. Em muitos via indicações para comprar na Bodyline. A Bodyline sempre foi um meio barato de se conseguir coisas cosplay e lolita a preço digamos bons e muitas vezes réplicas de dream items. Porém, sempre foi uma loja meio, digamos, obscura.

Bodyline no passado

Não estive em lolita para presenciar essa cena, mas segundo relatos de meninas mais velhas no estilo, a Bodyline começou como uma loja de fetiche que vendia fantasias lolita, com uma qualidade terrível e peças que não se encaixavam em lolita. Pude perceber isso em um anúncio da Bodyline antigo em uma das Gothic & Lolita Bibles:
Esse anúncio foi feito na edição 13 da revista, provavelmente em 2004, e pelas olhadas que dei nas bibles, esse é o primeiro anúncio da marca na revista. Podemos ver a questão do fetiche, com uma saia aparecendo as coxas, num outfit inspirado em lolita, sem falar nas blouses monster laces. De brinde, temos o dono da Bodyline, Mr. Yan, cuja reputação é bem tensa.

Réplicas

Como já falei em um post anterior, réplica é um crime contra a propriedade intelectual. Nesse quesito, a Bodyline sempre esteve presente. Vira e mexe damos de cara com alguma réplica deles. Já replicaram a Innocent World, a Angelic Pretty, Baby the Stars Shine Bright, Moi Même Moitié, Atelier Boz... Quem não lembra da bat bag? Um exemplo é o Fruits Parlour, da Angelic Pretty, que virou até totebag na mão do Mr. Yan.


Para mais réplicas e knock offs da Bl, clique aqui que o Fyeah Lolita elencou vários neste post, apesar de ter opinião a favor de réplicas nesse post, hoje ela pensa bem diferente.

Assédio

O bem conhecido "concurso de modelos da Bodyline" sempre serviu para discussões fervorosas na comunidade lolita. Isso porque chovem relatos de garotas que passaram por sufoco na mão do Mr. Yan.
"Alerta: concurso da Bodyline é um golpe.
em 11 de novembro de 2009, 10:34:40 pm
Bodyline [...] é um ótimo lugar para comprar coisas de lolita e cosplay barato, e estou certa de que alguns de vocês já devem ter ouvido falar. Entretanto, eles estão fazendo um concurso de modelos agora  com um prêmio muito brilhante, e estou segura que isso seria muito apelante para MUITAS de vocês.
ENTRETANTO É UM GOLPE.
Por favor continuem lendo, Estou postando isso porque honestamente me importo com muitas de vocês, e não quero ver ou ouvir sobre alguém se ferindo por isso.
Durante o concurso de modelos anterior da bodyline, uma garota do Livejournal ganhou e foi aceita para ir ao Japão. Eu conversei com ela pelo MSN , e ela me contou um monte sobre o concurso, que ela não contou online porque teve medo. Quando ela chegou no Japão, Mr. Yan (o dono da Bodyline) foi muito assustador com ela; tentando tocá-la, tentando mostrar a ela, e mesmo tentando fazer ela voltar com ele para hotéis. Depois que suas fotos foram feitas e ela estava se preparando para voltar para casa, Mr. Yan chamou a garota e disse que estava apaixonado por ela. Ele a pediu em casamento, e para ficar no Japão. Quando a garota disse não, Mr. Yan disse "você não precisa ser como uma esposa de verdade. Você pode ter namorados, mas você tem de me deixar fazer sexo com você. ". Mr. Yan é um homem adulto, por volta dos 40. Essa menina tem 18.
Bodyline não está procurando por modelos. Bodyline está fazendo um concurso de procura mundial para que o dono possa ter um brinquedo sexual estrangeiro.
A garota disse não, e voltou para seu país. Mr. Yan ligou para uma amiga da garota, a qual foi ao Japão com ela, e disse a ela que a menina tem de pagar pela passagem aérea e pelo hotel no qual se hospedou, mesmo isso sendo parte de vencer o concurso, E eles continuariam usando suas fotos. Foi como se ela não tivesse ganho nada no fim das contas e ao invés disso perdeu muito dinheiro.  Ele disse que abriria um novo concurso em novembro, dizendo que encontraria "uma esposa mais fofa, melhor e mais jovem" para si mesmo.  No mesmo dia ele fez upload de um vídeo dele mesmo chutando um espelho como parte de uma promoção para a venda, a qual ele chamou "A venda furiosa de Mr. Yan". Para a comunidade, isso foi hilário, mas para a garota foi assustador.
Essa garota está honestamente aterrorizada, agora, porque ela me disse que Mr. Yan sabe onde ela trabalha (mesmo que seja em um país diferente) e está preocupada que ele possa vir atrás dela. Ela se recusa a postar o nome dela no fórum, e em respeito a ela não darei seu nome também, mas é assegurado que é uma pessoa real. Ela está assustada ao ponto de se preocupar que Mr. Yan veja seus posts, ou que vá procurá-la. Enquanto duvido que ele vá atrás dela, ela vai ter que lidar com esse medo por um longo tempo.
A pior parte é que as garotas continuam entrando [no concurso] mesmo sabendo que é um golpe.
Esse não é seu emprego dos sonhos, infelizmente; também não é um meio grátis para ir ao Japão. ISSO É UM GOLPE , e pior do que isso, um golpe sexual. Eu odeio dizer isso pra vocês, porque sei que pode ser desapontador, acredite em mim, minha amiga e eu estivemos tirando fotos por seis meses esperando esse concurso acontecer, e ouvir que é uma fraude é realmente depressivo.
Mas por favor, por sua própria segurança, NÃO ENTRE NESSE CONCURSO."
Imagem tirada de um tópico sobre o assunto na EGL. Agora nós sabemos o porquê de ser so furious, e não é nada engraçado.
O Caso Yoshiko Sakurai, aka Bodyline Chan

Não acompanho a situação de modelos da Bodyline, então estou me baseando em arquivos antigos (se bem que acompanhei a treta toda quando estava em andamento, tanto da Yoshiko quanto da Vênus). Segundo informações retiradas da internet (e que não tem tanta confiabilidade assim, Yoshiko estava como modelo da BL em 2012. Pelas informações do caso, que constam de ser de quatro anos atrás, em 2012 também , que aconteceu o incidente com a BL, então pode ser que tenha entrado antes, já que em seu post sobre o assunto fala que queria largar a empresa por muito tempo. Anyway. Segundo relatos, Yoshiko (também chamada de Bodyline-chan) além de modelo, seria uma das principais designers da marca. Apesar de estar doente, a BL continuou fazendo ela modelar.
Depois de uma visita à sua família na Europa, algo aconteceu com a BL e ela decidiu sair da empresa. (segundo o post dela, ela teve problemas e pessoas tendo condutas não muito legais com ela). Só que a Bodyline se recusou a mandar seus pertences de volta, incluindo roupas, documentos de trabalho, dinheiro e outros pertences - o que poderia ser considerado apropriação indébita. Não sei se as coisas foram devolvidas, mas rola um boato de que o que ela chamava de "doença" na verdade era a gravidez, então por isso não podia voltar para lá para buscar as coisas dela.

Você pode ler mais sobre no post dela: http://yoshiko-sakurai.livejournal.com/5574.html .

O Caso Venus Angelic


O Caso Venus foi um dos mais noticiados, mesmo porque tem até um vídeo sobre a experiência da Venus no Japão e é bem creepy! Depois de ganhar o concurso de modelos da Body Line em 2013, ela passou por poucas e boas, tanto que o nome do vídeo tinha de ser "cai em golpe".


Bodyline - Venus Angelic from Spider Sona on Vimeo.

A BL postou uma nota falando sobre o incidente, que você pode ler aqui:
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1490885_616024165099704_1868702048_o.jpg

Mau Atendimento ao Consumidor

Que a Bodyline tem um serviço péssimo, acho que quase todo mundo sabe. Principalmente no que tange a responder o cliente. Na internet chove reclamação, tanto de não responderem quanto de serem digamos um tanto grossos.
Teve um caso recentemente que não lembro de qual lolita brasileira foi, que a responderam de maneira tão grossa que passou a impressão claramente de estarem chamando ela de burra.
Outra coisa que aconteceu foi, em uma lucky pack de 2014, a menina ter recebido 17 mangas de camisa!!! Isso mesmo!!!

Você pode ler esse negócio inusitado aqui: http://donberry-tonberry.tumblr.com/post/73462743569/ive-received-my-2014-bodyline-lucky-bag  .

Sobre a comunicação, um exemplo é esse aqui, super creepy: http://chichibanban.blogspot.com.br/2012/10/i-am-displeased.html  .

Reflexão
Não sabemos se todas essas informações são realmente e totalmente verídicas, mas por que várias pessoas iriam postar isso na internet se não fosse verdade? Fica a pergunta, boicotar ou não a Bodyline? Por certo que se você comprar second hand deles, eles não vão receber o dinheiro novamente. Mas evitar comprar na loja seria um bom boicote, apesar de não achar que o Mr. Yan vá mudar seu jeito se sofrer boicote, só se fosse massivo e fizesse a Bodyline falir, mas é meio difícil.
Qual a sua opinião sobre a bl? Esses escândalos importam pra você, ou parecem ser casos isolados sem importância?


Referências

Se você ficou com curiosidade e quer ler mais, aqui vão os links que consultei para fazer esse post (sem norma abnt porque não sou obrigada, ao menos aqui)

-Sobre réplicas
http://fyeahlolita.blogspot.com.br/2009/01/bodyline-lolitas-walmart-part-4-brand.html

-Sobre modelos
http://whatalolita.blogspot.com.br/2013/10/when-models-make-you-want-to-buy-lolita.html

-Sobre o concurso de modelos e assédio sexual
http://animeevolution.net/index.php?topic=15629.msg339451

-Sobre o caso Yoshiko
http://aliceartemisia.tumblr.com/post/20505338562/bodyline-scandal-bodyline-is-refusing-to-return

http://yoshiko-sakurai.livejournal.com/5574.html
http://4chandata.org/cgl/am-I-the-only-one-who-reaaally-dislikes-this-BL-model-can-we-discuss-lolita-models-a608489

-Sobre o Caso Venus
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1490885_616024165099704_1868702048_o.jpg

6 comentários:

  1. O vídeo da Venus com a Bodyline foi tão esquisito, eu boicotaria a marca! Prefiro fazer aqui no Brasil ou comprar de lojas nacionais, como a Le Carrousel, a comprar de uma loja que quer se aproveitar de garotas.

    Bjinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho ainda algumas coisas de segunda mão deles, mas estou pensando seriamente em vender. Comprar direto deles nunca mais.

      Excluir
  2. As 17 mangas esquerdas ainda é a coisa mais hilária do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, pois é, tipo, pra quê tanta manga?
      Que medo dessas luckypacks da BL, na boa. Deve vir cada coisa que saiu da sessão outros e separate hahaha

      Excluir
  3. Eu particularmente gosto muito dos produtos da Body Line e nunca tive problemas. Mas eu sei bem a respeito do assedio com as modelos e mais, tem alguns anos que a loja promoveu concurso de desenho de novos modelos para a loja, eu cheguei a fazer alguns desenhos, mas fui alertada por algumas meninas a não participar porque o Mr. Yan pegava os modelos e os modificavam sem dar nenhum credito para os participantes. Não sei se isso é real, mas não participei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sobre isso tem uma grande possibilidade de acontecer... Sem falar que não acredito que iriam pagar o que seu design vale. Em todo caso é bom ter cuidado, já não tem uma fama tão boa assim...
      Sobre os produtos, como peguei de segunda mão, já sabia se havia algum problema com eles, mas não pretendo fazer compras direto da loja da BL mais... Nem de Rocking Horses. Vou ter que achar outra loja.

      Excluir

Seja bem vindo (a)!
É muito gratificante ter sua opinião registrada aqui!
Deixe o link de suas redes sociais para que eu possa retribuir seu comentário. Todos os comentários são devolvidos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...